21 de set. de 2011

REFLEXÃO - O REGADOR DE GRAMA



Próximo, mais próximo




Já prestou atenção nos irrigadores de gramado? Eles espalham a água por uma vasta área, quase como uma chuva, mas nem toda grama é molhada por eles. Você deve estar pensando: "se o gramado for muito grande, a grama que fica mais longe não recebe água", mas não é bem assim. Um irrigador de grama sempre molha a grama ao seu redor, porém, deixa seca a grama que está bem abaixo dele, a grama que está mais próxima ao regador é a que menos recebe água, a que está bem ao lado do regador é justamente a que ele praticamente não beneficia.

Veja que ironia, quanto mais próxima está da fonte de água, menos água a grama recebe!

Infelizmente, muitas pessoas agem assim, como o irrigador, sendo cordiais e simpáticas com pessoas mais distantes, enquanto desprezam e ferem aqueles que estão mais próximos, convivendo e enfrentando junto com elas as batalhas do dia a dia.

Havia um garoto, cuja mãe era apresentadora de TV, ele sempre assistia ao seu programa, onde ela sorria para os seus convidados, sendo sempre muito agradável e afetuosa. Chegando em casa, porém, ela estava sempre de mau humor, mal falava com seus familiares, apenas os notava quando a irritavam. Certo dia, o garoto perguntou à mãe:
"mãe, por que você sempre sorri na televisão?", ao que ela respondeu: "porque sou paga para sorrir na TV". Nisso, o garoto pegou suas economias, levou até a mãe e disse: "olha mãe, isso aqui é tudo o que eu tenho, é o bastante pra você sorrir pra mim?".

Gostar de quem mal se vê é muito fácil, sorrir para desconhecidos é moleza, tomar partido de pessoas distantes é cômodo, mas será que você estende a mão a quem está de fato com você, lutando diariamente ao seu lado? Você é capaz de reconhecer o esforço e perdoar as falhas de quem está, de fato, junto com você? As pessoas mais próximas sempre serão as que mais irão nos magoar, as que mais irão nos ferir, sempre será a convivência mais dolorosa, desgastante, irritante... entretanto, são estas pessoas que nos fazem mais fortes e maduros. Seus coleguinhas e amiguinhos, aqueles que você vê de vez em quando, são simpáticos e afáveis, você até pode ter um forte sentimento de afinidade, como "unha e carne", eles sempre são legais com você, te dão apoio, mas só quem convive com você suporta o fardo dos teus defeitos. É aí que está a verdadeira lealdade! É a estes que mais devemos amar e perdoar!

Sejamos mais compreensíveis com quem está mais próximo, com quem enfrenta as provas de fogo ao nosso lado. É para isto que Deus forma as comunidades e famílias, para exercermos o amor e a misericórdia com quem está próximo, mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

só clique se for ALTERNATIVO